PÓS- IMPRESSIONISMO
“A
expressão Pós-Impressionismo foi usada para designar a pintura que se
desenvolveu de 1886, a partir da última exposição impressionista, até o
surgimento do Cubismo, com Pablo Picasso e Georges Braque, entre 1907 e
1908. Ela abrange pintores de tendências bem diversas, como Gauguin,
Cézanne, Van Gogh e Seurat, que apenas no início de suas carreiras identificaram-se com o Impressionismo.” 1
Esse
período histórico para a arte é uma transição, saímos do Impressionismo
para entrar no Expressionismo, porém algumas características ainda são
bem marcadas.
A expressão dos sentimentos profundos como a entrar em evidência, as cores são mais acentuadas, a luz começa a ter cor.
A
temática passa a ser a vida cotidiana, mais referente as pessoas do que
a natureza, como no Impressionismo, e mais do que as pessoas os
sentimentos que carregam, as pinceladas continuam rápidas, porém agora
também surge o pontilhismo, técnica onde a pintura é formada por pontos
ou manchas, dando um aspecto diferenciado.
“A
grande maioria da escultura pós-impressionista foi influenciada por
Auguste Rodin. Os escultores conseguiram criar figuras harmoniosas num
total equilíbrio com o
ambiente. Um dos artistas que mais se destacou neste período foi
Aristide Maillol, admirador da escultura grega primitiva, usava figuras
femininas nuas como um símbolo da vitória e misturava em suas peças a
emoção com a sobriedade.
A
arquitetura não foi uma manifestação artística muito desenvolvida no
pós-impressionismo. Podemos dizer que somente após o término da Primeira
Guerra Mundial a influência do expressionismo manifestou-se na
arquitetura, antes de os edifícios e construções se tornarem simples e
com grau de funcionalidade de acordo com o novo estilo moderno da época. Dentre as realizações, destaca-se a Torre Eintein, em Potsdam, obra de Erich Mendelsohn.”2
Van Gogh é
considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu
na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão
chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade.
Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor. 4
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Auto-retrato |
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Oliveiras (1889) |
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Comedores de batata (1885) |
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O velho moinha (1888) |
Georges Pierre Seurat nasceu em 2 de dezembro de 1859 em Paris. O pai, Chrysostome-Antoine Seurat, tinha sido antes oficial de diligências em La Villette. Tinha reunido uma pequena fortuna e levou uma vida solitária como reformado na sua casa de Verão, em Le Raincy.
Prosseguindo com seus estudos, Seurat, foi admitido juntamente com seu amigo em 1878 na École des Beaux-Arts e ingressou, em 19 de março, na turma de pintura de Henri Lehmann onde permaneceu até o ano de 1879, quando ele e os seus amigos Aman-Jean e Ernest Laurent resolveram abrir um Atelier. Neste mesmo ano Seurat presta foi prestar um ano de serviço militar em Brest. Durante este tempo Seurat
reuniu esboços em um livro sobre a praia, o mar, pessoas, barcos, entre
outras figuras e paisagens que marcavam aquele momento de sua vida.
Seurat morreu a 29 de março de 1891, com uma angina infecciosa. 5
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Um domingo de tarde na Ilha de Grande Jatte |
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O Sena na Grande Jatte, Primavera |
Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence em 19 de janeiro de 1839 e morreu na mesma cidade em 22 de outubro de 1906. Em 1852 ingressou no Collège Bourbon, de Aix, onde se tornou amigo íntimo de Émile Zola, que teve grande influência em sua formação literária. Estudou desenho na Academia de Desenho de Aix entre 1836 e 1838. 6
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Natureza-morta com maçãs e laranjas
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Pirâmide de crânios
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A montanha de Saint Victoire
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